domingo, 5 de maio de 2013

Dica saudável



COMER PESCADOS É SAUDÁVEL E SABOROSO!


(clique para ver a receita completa)


O consumo regular de pescados está associado a diversos benefícios à saúde. A presença de nutrientes como vitaminas, sais minerais, proteína e ácidos graxos essenciais, como o ômega 3, faz com que o pescado seja recomendado para auxiliar na prevenção de várias doenças, como hipertensão arterial, aterosclerose, problemas cardíacos e mal de Alzheimer, além de colaborar para o melhor desenvolvimento infantil e gestacional.

Segundo especialistas, o teor de gordura nos peixes é baixo (muitos oferecem 20% ou menos de calorias em forma de gordura), fazendo deles uma ótima opção de proteína e favorecendo o emagrecimento, além de prevenir doenças.
De acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura, diversos tipos de pescados são conhecidos por serem fontes de lipídeos do tipo ômega 3, que é encontrado principalmente nas espécies de água fria, como 
Salmão, Sardinha, Cavala, Arenque e Atum.

Mas o grande desafio ainda é de estimular a população a adotar esse alimento em suas refeições regularmente, ao menos 2 a 3 vezes por semana, para garantir seus benefícios à saúde.


CONSUMO DE PESCADOS NO BRASIL

O Brasil é  reconhecido pelo seu grande potencial na piscicultura e, no entanto, o consumo  de peixes ainda é menor que em outros países com menor capacidade produtiva.
Segundo a OMS  (Organização Mundial da Saúde), o consumo ideal de pescados deve ser de 12  quilos anuais por habitante. Em última pesquisa realizada pelo Ministério da  Pesca e Aquicultura em 2009, o brasileiro consome 9 quilos anuais por habitante  – ainda abaixo do recomendado pela OMS e abaixo da média mundial, que é de 16  quilos anuais por habitante.
Em  contrapartida, os números são muito positivos e a tendência é só aumentar. O  consumo de pescados no Brasil cresceu 40% em 6 anos, segundo a última pesquisa  realizada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura em 2009.

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