terça-feira, 28 de maio de 2013

Dicas - Decoração e Culinária

Junho vem aí e com ele a deliciosa e animada Festa Junina, vou postar pra vocês algumas dicas de como organizar uma linda festa!


Com relação à decoração e comidas, a festa infantil junina é muito fácil de se organizar, por ser uma festa típica era muito comemorada no interior das cidades portanto o charme consiste na rusticidade da decoração e na criatividade para incrementar as comidinhas mais simples da comemoração.

Organizando e decorando a festa junina

Primeiro escolha o local onde será realizada a festa, e defina os locais das barraquinhas de comida, de brindes e brincadeiras (se tiver) e bebidas. É preferível, dependendo do número de convidados que o centro da festa tenha espaço para as brincadeiras das crianças com a dança da quadrilha por exemplo. Dessa maneira a festa junina fica com mais cara de “roça”.
Muita atenção com a fogueira, é preferível que se faça uma artificial para evitar riscos de acidentes com os pequenos.
Acho que todo mundo já fez bandeirinhas de festa junina na escola pelo menos uma vez na vida não é mesmo? Então mão na massa e chame a criançada para ajudar a fazer as bandeirinhas.

Vale jornal velho, papel crepom colorido ou papel comum pintado pelas próprias crianças para fazer as bandeirinhas. A dica é variar os formatos para não ficar tudo igual. Faça bandeirinhas em formato de “V”, e o “W” tradicional, intercalando as cores e formatos na hora da montagem.
Balões de papel colorido ou de jornal também podem ser intercalados com as bandeirinhas. Faça balões maiores e coloque-os pendurados e isolados para dar mais destaque.

Outras sugestões para a decoração da festa infantil junina

- Não deixe de fazer um espantalho! Chapéu e roupas velhas e uma quantidade de palha de milho já são o suficiente para fazer um.
- Use uma abóbora e decore com um chapéu de palha velho para decorar a mesa de doces e comidas típicas.
- Muringas, milho com palha, lampiões e lamparinas antigas também podem ser colocados para decorar o ambiente.
Faça convites criativos. Se for uma festa de aniversário infantil é muito válido fazer os convites. Defina na convite o horário e a data para o “arraiá”.

Comidas típicas para a festa junina




Agora vem a parte gostosa da festa, as comidinhas típicas, veja algumas sugestões:
- Pamonha;
- Bolos de milho, fubá ou mandioca. (Por que não os três? J)
- Quentão. Faça para as crianças uma versão sem álcool, ok?
- Pipoca doce e salgada;
- Pinhão, milho verde cozindo, cuz-cuz, cural de milho;
- Churrasquinho.
- Cocada, paçoca, quindim, arroz doce, canjica, Maria mole.
Dependendo de cada região as comidas e doces variam muito, mas uma coisa é certa, tem muitas opções gostosas para fazer.

A hora da diversão! Músicas e brincadeiras para a festa infantil junina

Para quem não quiser ficar escolhendo trilhas e artistas com músicas específicas para a festa junina, uma boa opção é escolher uma coletânea pronta. Neste link tem algumas opções de CDs específicos para animar sua festa.
Já para as brincadeiras, uma boa opção é um local para as barraquinhas de jogos. Não é necessário um espaço enorme, veja a quantidade de pessoas e escolha algumas, como por exemplo, barraquinha de pescaria, arremesso de argola com prêmios,  correio elegante.
Já para dançar quadrilha a única regra é a diversão, é só juntar os casais vestidos com as roupinhas de “roça” e dançar no salão. Se a quantidade de convidados for grande, organize um competição para o melhor grupo de quadrilha.
Boa festa junina!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Banner Arte com Sabor