terça-feira, 18 de junho de 2013

Vitaminas: onde estão e o que fazem por nós?
Afinal, o que realmente fazem pelo nosso corpo as vitaminas encontradas nos alimentos? Quais são as principais e onde estão presentes?
Quem responde as perguntas com conhecimento de causa é a  nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão Cintya Bassi.
Quais as principais vitaminas?

As mais importantes são Vitamina A (Retinol), D (Calciferol), E (Tocoferol) e K (Filoquinona), que são lipossolúveis e algumas hidrossolúveis como B12 (Cobalamina), B1( Tiamina) e Vitamina C (Ácido ascórbico).

Quais suas propriedades e benefícios e por quais alimentos contém?
Vitamina A (Retinol)
Onde encontrar: fígado, gema de ovo, leite integral, folhas verde-escura, vegetais amarelos (nabo, cenoura, batata doce, abóbora, etc) e nas frutas amarelas (pêssego, melão, etc).
Benefícios: são importantes para visão noturna e para o desenvolvimento do esqueleto e daspartes moles do corpo. Também possui papel importante na manutenção da estrutura epitelial normal.
Vitamina B1 (Tiamina)
Onde encontrar: carne de porco magra e germe de trigo são fontes proeminentes. Também no fígado, aves, gema de ovo, peixes, feijões secos, grãos integrais.
Benefícios: Ajuda no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.
Vitamina B12 (Cobalamina)
Onde encontrar:  leite integral, ovo e fígado.
Benefícios: Auxilia no funcionamento do metabolismo das células, especialmente as do trato gastrintestinal, medula óssea e tecido nervoso. Atua também no metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos e ajuda na absorção e ao metabolismo de ácido fólico.
Vitamina C (Ácido ascórbico)
Onde encontrar: nas frutas cítricas, nas folhas vegetais cruas e nos tomates. Morangos, melões, repolho e pimentão verde também são boas fontes.
Benefícios: contribui na produção do colágeno, que mantém a pele firme.  Facilitar a absorção etransporte do ferro.
Vitamina D (Calciferol)
Onde encontrar: óleo de fígado de peixes, manteiga (em moderadas quantidades), gema de ovo e fígado.

Benefícios: Atua no crescimento e desenvolvimento, formação e manutenção de ossos e dentes. Previne o raquitismo.
Vitamina E (Tocoferol)
Onde encontrar: óleo de germe de trigo é a fonte mais rica. Presente também em vegetais verdes, gema de ovo, gordura do leite, manteiga, fígado, nozes e óleos vegetais como de soja, milho e algodão.
Benefícios: Antioxidante, reduz a ação de radicais livres, substâncias que provocam o envelhecimento. Protege as vitaminas A e Vitamina C, por evitar sua oxidação.
Vitamina K (Filoquinona)
Onde encontrar: vegetais de folhas verdes, especialmente repolho, espinafre, couve, alface e couve-flor, tomate, grão de trigo, feijões de soja, gema de ovo e fígado.
Benefícios: Atua no processo de coagulação do sangue.




Fonte:www.bolsademulher.com.br 


Um comentário:

  1. Adorei as dicas, muito útil!!
    Tem post novo lá no blog: http://www.feminiceseafins.com/2013/06/jacki-design-colecao-puro-luxo.html
    Bjus!!

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