quinta-feira, 4 de julho de 2013

Parceria - Macaúba Brasil












Inovar e contribuir. Foi com isso em mente que, em 1937, o doutor farmacêutico Álvaro do Amaral desenvolveu fórmulas a partir de uma castanha nativa, a macaúba, e escreveu em um livro todas as suas idéias.
Setenta anos depois, o conhecimento contido naqueles papéis foi descoberto por sua neta, que entregou o livro a equipes de cientistas, cabeleireiros e empresários. Juntos, elaboraram um projeto de pesquisa científica e mercadológica que originou a Macaúba Brasil.
Inovadora como o livro de receitas, brasileira como a macaúba e visionária como o povo mineiro, a Macaúba Brasil é a primeira empresa no mundo a explorar os ativos da macaúba para a terapia capilar”, declarou a diretora de pesquisa da empresa.


Diferenciais

Um dos principais diferenciais da marca é se adequar ao cabelo da brasileira, diferente dos produtos importados, que são voltados para as estrangeiras. Por ser mais levinho e, com isso, ter uma capacidade de penetração no fio, o extrato de macaúba oferece maior poder de absorção, explica a empresária Patrícia Ferraz, diretora de pesquisa e inovação.

A linha foi propositalmente desenvolvida para todos os tipos de cabelo e com apenas cinco produtos é possível tratar qualquer fio. “Todos os dias mulheres e homens têm muitas atividades a serem realizadas e precisam de aliados que supram e resolvam seus principais problemas. E é nesse aspecto que a Macaúba Brasil torna-se uma aliada”, garante Tânia Toledo, integrante da equipe de cientistas da marca.

Atuação
Localizada em Leopoldina, Minas Gerais, a empresa possui uma estrutura sólida e conta com uma equipe de profissionais que envolvem terapeutas capilares, farmacêuticos, dermatologistas, pesquisadores, além de suporte jurídico, administrativo e de comunicação.
Além disso, a Macaúba Brasil possui distribuidores nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Alagoas, Goiás e Rio de Janeiro, e está presente em outras regiões do país, por meio da venda direta aos consumidores finais.
Mas, a empresa já possui planos para abranger sua atuação no mercado. De acordo com Patrícia Ferraz, no próximo ano a Macaúba Brasil pretende lançar uma linha voltada para a estética e começar a exportar seus produtos. “Já temos procura para vender nossa linha fora do país, mas precisamos definir ainda algumas questões antes de começarmos a exportar nossos produtos”.








Uso do extrato de macaúba pela indústria cosmética abre um novo mercado e contribui para a economia do país
Empresa mineira investe em pesquisas para o desenvolvimento de produtos cosméticos a base de macaúba e ajuda a impulsionar esse mercado.
O Brasil, há tempos, entrou numa fase de expansão inventiva. Tanto o governo quanto as empresas estão direcionando, de forma considerável, seus recursos em inovação tecnológica. No setor privado, maiores recursos são alocados nas áreas de pesquisa e desenvolvimento.
É nesse mercado consumidor que os pequenos e micro empreendedores entram para competir, com igual competência, com as grandes empresas nacionais e multinacionais, como é o caso da Macaúba Brasil. “O nosso investimento em pesquisa, desenvolvimento nos torna uma pequena empresa nos padrões de qualidade das concorrentes de grande porte”, afirma a diretora de pesquisa e inovação da Macaúba Brasil, Patrícia Ferraz.
Ela conta que a empresa ganhou recentemente, com menos de um ano de mercado, uma verba governamental para fomentar suas pesquisas e desenvolvimentos de novas formulações com interação entre SEBRAE e Universidade Federal de Viçosa.
A diretora afirma que o uso da macaúba pela indústria cosmética ajudará diretamente a economia do país, incentivando melhorias das técnicas de exploração e o surgimento de novos empreendedores. “Dessa forma, mostraremos que temos capacidade de concorrer de igual para igual, frente a qualquer produto liderado por uma empresa estrangeira”, disse Patrícia.








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