sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Especial : Volta às Aulas - Parte IV

MONTE UMA LANCHEIRA ATRAENTE E SAUDÁVEL



Uma lancheira bem organizada é peça-chave para garantir a saúde do filhote.
Para facilitar a vida das mamães que possuem menos tempo, algumas dicas são valiosas. A nutricionista do Hospital São Luiz, Mirian Nogueira Martins, ajuda a fazer a hora da merenda um momento de prazer para o seu filho.
Segundo a nutricionista, o mais importante é que a lancheira seja lavável. Em segundo lugar, que ela seja térmica e de material resistente. Na falta desta, use recipientes térmicos, principalmente para lanches recheados com frios, sucos e bebidas lácteas.
Calcular a quantidade ideal de alimento também é importante. "Para uma criança de peso adequado, o lanche deve conter de cerca de 300 calorias", afirma a nutricionista. Mirian indica ficar de olho nos rótulos das embalagens, somando as calorias indicadas, por porção, para que você tenha noção do valor calórico da merenda. É fundamental balancear. "Procure colocar um alimento fonte de carboidratos, uma fonte de proteínas, uma ou mais fontes de vitaminas e minerais", recomenda.
Biscoitos, barras de cereais e pães são ótimas fontes de carboidratos. Frios, leite e seus derivados são opções para suprir as necessidades de proteínas. Vitaminas e minerais são encontrados nas frutas e sucos. Cuidado com excessos. Evite consumir alimentos industrializados regularmente.
"Para os alimentos salgados, a quantidade máxima de consumo de industrializados é duas vezes na semana, pois são grandes fontes de gordura e sódio, além de conterem poucas vitaminas e minerais", sugere a nutricionista Mirian Nogueira. "No caso das bebidas, não há problema em serem industrializadas, desde que a alimentação em casa priorize produtos naturais", orienta.
Para maior conservação dos ingredientes e da aparência da merenda é preciso embalar corretamente. Mirian especifica: "Alimentos que possam amassar devem ser colocados em recipientes resistentes. Os lanches devem ser embrulhados, de preferência, em papel-filme e depois colocados em potes de plástico e os que tenham necessidade de refrigeração devem permanecer em recipientes térmicos".
Por fim, para limpar a lancheira use álcool diariamente. "Faça a higienização com o produto logo que a criança chegar da escola e lave com água e sabão sempre que necessário, pelo menos uma vez na semana", orienta a nutricionista. Lembre a criança de nunca colocar a lancheira em contato direto com o chão e ofereça a ela uma toalhinha, para que ela possa forrar o local em que for lanchar.
Convide-a também para lhe ajudar a montar o cardápio. Isso poderá ser bem divertido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Banner Arte com Sabor