sexta-feira, 6 de junho de 2014

10 passos para controlar suas emoções

Você vive roendo as unhas de preocupação? Aprenda como se libertar de tanto nervosismo e angústia.


Procure um médico se tiver sintomas como insônia, palpitações, falta de ar e tontura por um certo tempo - podem ser sinais de ansiedade.
Foto: Getty Images

1. Respire fundo
Quando estamos ansiosas, a nossa respiração fica curta e rápida. Então, assim que perceber que está começando a ficar inquieta, foque na respiração: ela precisa ser bem lenta e profunda. "O ideal é inspirar em três segundos, segurar o ar por três segundos e soltar também em três segundos. Assim, você oxigena o cérebro e normaliza os batimentos cardíacos", diz Sâmia Simurro, vice-presidente de projetos da Associação Brasileira de Qualidade de Vida.

2. Relaxe os músculos
Vá descontraindo, da cabeça aos pés, músculo por músculo, até se sentir totalmente relaxada. Solte-se na cadeira, ou, se puder, jogue-se na cama!

3. Use a imaginação
Uma boa dica para acabar com o nervosismo é tentar se concentrar e imaginar que está em um lugar em que se sinta bem, segura e em paz. "Isso faz com que você esqueça um pouco a tensão", afirma Sâmia. Tente unir esse exercício ao relaxamento muscular e à respiração.
4. Desacelere
O mundo está muito urgente. É tudo para ontem. O volume de informação que recebemos todos os dias faz com que nos sintamos mais ansiosas e estressadas. E o que vemos hoje é que essa ansiedade tem trazido problemas impactantes às nossas vidas, como transtornos psicológicos", diz Sâmia. Vá devagar e não ultrapasse seus limites: se não der para fazer, não deu! "Peça ajuda, planeje sua semana, priorize as tarefas mais importantes e faça tudo o que puder para facilitar seu dia a dia", diz a psicóloga clínica Renata Maransaldi.

5. Tenha uma agenda
Organize-se e tenha mais controle do seu dia. "Para muita gente, ter os compromissos anotados numa lista ajuda a organizar a rotina, afasta a ansiedade e dá mais tranquilidade e conforto", garante Sâmia.

6. Estabeleça uma rotina possível
Ok, ter uma agenda é positivo, mas veja lá se não vai lotar seu dia. Senão você só vai ficar mais ansiosa por medo de não conseguir cumprir tudo. "Quanto mais coisas você tem para fazer, mais tensão: você acaba tendo a sensação de que faz, faz, faz e nunca termina", diz a life coaching Carla Brocchieri.

7. Esqueça o pessimismo
E se eu for assaltada? E se me mandarem embora? E se meu marido estiver me traindo? Tente barrar pensamentos ruins, que só vão deixar você mais ansiosa. "Pare de gastar energia com o que nem aconteceu e comece a pensar nas soluções, em alternativas. Por exemplo: o que eu posso fazer para que meu chefe não tenha motivos para me mandar embora? Assim, você começa a agir e para de ficar só se lamentando", afirma Sâmia.

8. Não deixe tudo para a última hora
Só o fato de estar atrasada ou precisar fazer alguma coisa de última hora já é um gatilho que dispara a sua ansiedade. Então, aprenda a se antecipar. Se tem um compromisso e sabe que vai ter trânsito, saia com bastante antecedência. Precisa entregar o imposto de renda? Por que deixar para a última semana e fazer tudo corrido se você pode entregar já?

9. Tire um tempo para você mesma
Não se sinta culpada por ficar uns minutinhos do seu dia sem fazer nada. Também pode escolher fazer alguma coisa que dê prazer, como ler um livro, cuidar do cabelo, fazer artesanato...

10. Adote um estilo de vida saudável
Ter uma alimentação equilibrada, tomar menos café e refrigerante, dormir bem e fazer exercícios físicos são atitudes que contribuem para ter uma saúde de ferro e manter os nervos controlados.
fonte: http://mdemulher.abril.com.br/



Um comentário:

  1. adorei eu ja tentei de tudo para parrar mais nunca consigo vamos ver se com suas dicas eu consigo rsrs
    da uma passadinha no meu blog
    http://wwwjessykakarvalho.blogspot.com.br/2014/06/oque-e-ser-patricinha.html

    ResponderExcluir

Banner Arte com Sabor